• A Prado Papelaria agora é correspondente Bradesco!

  • hb-sementes

    hb-sementes
  • IMG-20170911-WA0078

    IMG-20170911-WA0078
Postado por Maurício Gohmes em 10/fev/2018 - 2 Comentários

micaretas ItapetingaRecebi o convite do Programa a Boca do Povo Especial de Sábado, da Rádio Fascinação, apresentado pro Bonny Cordeiro e Zé Elias, para falar da história do carnaval de Itapetinga.

É evidente que Itapetinga não tem tradição em carnaval, propriamente dito, além dos saudosos bailes de carnaval do ACI ou as gostosas lembranças do Trio Tapa Jegue.

Lembrando que a prefeitura Municipal de Itapetinga já teve o seu próprio trio, o famoso Trio Deboche.

Projeção mesmo, Itapetinga teve a partir da criação das micaretas. E nesse aspecto o meu amigo “Marquinhos CD” é a maior referência em conhecimento do assunto e foi ele uma importante fonte de informação para se falar sobre o tema.

Marquinhos CD, um profundo conhecedor da história das micaretas de Itapetinga

A primeira micareta de Itapetinga foi realizada no ano de 1986, na primeira gestão do então prefeito Michel Hagge e teve uma duração de dez anos. Além de Michel, o único prefeito que realizou micaretas foi José Marcos Gusmão.

As micaretas sempre aconteciam no mês de abril – daí o termo micareta, em lugar de carnaval, por ser um “carnaval” fora de época –  com  a exceção da sua última edição, no ano de 1986, que aconteceu em outubro, período eleitoral.

Desde a primeira micareta, em 1986, até a última, em 1996, muitos nomes que figuram no cenário nacional e internacional da música passaram por aqui, a exemplo de Ademar e Banda Furta Cor, Asa de Águia (quando ainda era Banda Pinel), Daniela Mércure (pela Companhia Clic), Netinho e Banda Beijo, Sarajane,  Chiclete Com Banana (quando ainda era Traz Os Montes),  Jorge Zarah, Ricardo Chaves, Banda Mel dentre outros, além do Trio Elétrico Tapajós, trio Dodô e Osmar, Tocantins, etc.

OS BLOCOS DE ITAPETINGA:

Alguns blocos existiam e animavam a festa a exemplo do Kixaranga, EterNamente,  Timbalágua, Papalínguas, Chiclete Com Batata, Vibração, Locomotiva, Vem Comigo e outros.

A história das micaretas de Itapetinga tem poucos registros fotográficos e alguns de vídeo (principalmente aquele feitos por Rubinho Nova, postados no You Tube).

Segue abaixo fotos de algumas bandas e artistas que passaram pela micareta de Itapetinga.

13 - Tapajós 11 - CHICLETE12 - Jorge Zarath
10 - Sara Jane 09 - Banda Bis 08 - Durval Lelis 04 - ASA DE AGUIA 06 - Ademar e Banda Furtacor 07 - Banda Beijo 05 - CIA Clic

03 - trio-pinel-1985 15 - Made in Bahia

2 Comentários

  1. Real... disse:

    Ainda bem que acabou, não tenho nenhuma saudade desse tempo.

  2. marcos bahia disse:

    Faltou a imagem do trio deboche alguém tem

Deixe o seu comentário!








  • MOÇA BONITA

    MOÇA BONITA

Todos os Direitos Reservados - Desenvolvimento: Marcio Contreras | WhatsApp 7799641685 | www.blogdomarcio.com.br |